Segunda, 26 de Julho de 2021 00:49
(43)9.8860-1609
GERAL Paraná

Programa CastraPet chega aos municípios de Anahy e Ubiratã

Serão castrados 115 em cada município. Na primeira fase, que encerrou em junho deste ano, o programa castrou 15 mil animais de 45 municípios. Nessa...

22/07/2021 16h05
31
Por: Jaguariaiva em foco Fonte: Secom Paraná
© Sedest
© Sedest

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet) vai passar por dois municípios da região Oeste do Estado. Nessa sexta-feira e sábado (23 e 24) 115 cães e gatos serão castrados no município de Anahy, e mais 115 serão atendidos no início da semana que vem (26 e 27), em Ubiratã.

A iniciativa da secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) tem beneficiado animais de famílias de baixa renda, abrigados em entidades protetoras e até mesmo os de rua.

“O custo de uma castração normalmente gira em torno de R$ 500. Com o CastraPet esse custo é zero e as famílias ainda ganham a medicação para o pós-operatório e recebem todas as orientações para garantir o bem-estar do animal”, diz o secretário Márcio Nunes.

PROGRAMA- O programa gratuito CastraPet é executado em parceria com as prefeituras, utilizando recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares. Para participar, o município deve entrar com pedido junto à Sedest ou ao deputado da região. Desde 2019, cerca de R$ 5,4 milhões já foram investidos na ação.

Na primeira fase, que encerrou em junho deste ano, o programa castrou 15 mil animais de 45 municípios. Nessa segunda etapa mais 80 cidades serão atendidas. O programa é permanente e a meta é atingir 100% do Estado do Paraná.

SAÚDE ÚNICA- A castração de cães e gatos está inserida no escopo da Saúde Única, conceito que integra a saúde animal, humana e ambiental. Além de minimizar os transtornos causados pelo aumento de animais abandonados nas ruas e o controle de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano, os animais castrados também têm menos chances de desenvolver tumores mamários, câncer de próstata, de ovário e de útero.

A esterilização acontece dentro de um castramóvel, unidade equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade.

Todos os animais devem ser cadastrados no Pet Amigo –Cadastro Estadual de Animais de Companhia para sair com um microchip. A plataforma também permite a divulgação de pets desaparecidos e encontrados, para potencializar e agilizar a localização de animais domésticos que se perdem ou são retirados de seus tutores.

Serviço:

CastraPet em Anahy
Vagas: 115
Data: 23 e 24 (sexta-feira e sábado)
Horário: das 8h às 17h
Endereço: Rua Leonardo Dobicz, s/n, bairro Centro (quadra da Escola Municipal Vinicius de Moraes)

CastraPet em Ubiratã
Vagas: 115
Data: 26 e 27 (segunda e terça-feira)
Horário: das 8h às 17h
Endereço: Avenida João Madeiros, 2104, bairro Vila Recife (ginásio de esportes do Projeto Curumim)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.