Sexta, 25 de Setembro de 2020
(43)9.9618-4278
JAGUARIAÍVA ARQUEOLOGIA

Documentário gravado nos Campos Gerais do PR com passagem por Jaguariaíva será exibido em Festival de Cinema francês

Destaque para entrevista com Karla Nascimento que dirige o projeto e nos concedeu uma entrevista relatando sua passagem por Jaguariaíva.

12/07/2020 23h19 Atualizada há 2 meses
1.825
Por: Jaguariaiva em foco
Documentário gravado nos Campos Gerais do PR com passagem por Jaguariaíva será exibido em Festival de Cinema francês

 

"Lugar Antes de Mim” é uma série televisiva documental criada e dirigida por Karla Nascimento, que propõe a difusão e a consequente valorização do patrimônio material, em especial os sítios arqueológicos através dos recursos audiovisuais. A primeira temporada da série pretende retratar um tempo arqueológico, mostrando que a história do Brasil remonta a um passado muito distante, diferente daquele que costumamos ter contato, onde o Brasil “começou” com a imigração europeia. A proposta é fazer circular registros sobre povos que habitavam os mesmos lugares que nós, em tempos remotos. Mostrar que outras civilizações habitavam a América, antes do período das Grandes Descobertas e recuperar aspectos de seus cotidianos, a partir da análise de rastros arqueológicos.

A intenção é instigar o espectador a pensar a formação do espaço e do povo brasileiro através da influência de diversos grupos, incluindo os povos pré-cabralinos que ao longo do tempo se misturaram com outros grupos e acabaram por formar os primeiros nativos brasileiros, conhecidos como indígenas.

EM UM BREVE BATE PAPO COM A DIRETORA DO PROJETO PUDEMOS ENTENDER UM POUCO MAIS DA TEMÁTICA E TAMBÉM SOBRE A PASSAGEM POR JAGUARIAÍVA CONFIRA:

JAGUARIAÍVA EM FOCO: O documentário Lugar antes de mim e uma série  que pretende mostrar a história por trás de nossos primeiros antepassados, levando até o publico os primeiros registros ao longo do tempo através de estudos arqueológicos  e dos primeiros povos a habitar o continente Americano. Como surgiu essa idéia?

KARLA NASCIMENTO: Eu fiz um mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, na Univille  - Joinville. Lá tive a oportunidade de conhecer várias nuances do patrimônio cultural... conheci a arqueologia e me apaixonei. Tenho uma tragetória na comunicação, em especial em documentários... juntei as duas coisas e fiz a minha dissertação sobre o uso da linguagem audiovisual como forma de registro e divulgação do patrimônio arqueológico.

Fiz um piloto da série na época, de 22 minutos sobre o Sambaqui do Guaraguaçu em Pontal do Paraná-PR, litoral.

Fui morar na Bahia por motivos pessoais, quando eu morava em Barreiras tive a oportunidade de conhecer alguns sítios arqueológicos, ao visitar a Gruta das Pedras Brilhantes percebi que poderia fazer um episódio ali.

Abriu um edital do Fundo de Cultura da Bahia, inscrevi o projeto, foi contemplado. Pudemos produzir o primeiro, que inclusive foi selecionado para o Festival de Cinema em Florença (Itália), estive no evento em 2019, lá assisti muita coisa, percebi que o público gosta de interações com animações, ficou a ideia para o 2º EP.

Em 2017, já de volta ao PR, participei do edital do Profice, inscrevi o projeto do 2º EP, em conversas com a arqueóloga Drª Cláudia  Parellada (Museu Paranaense) veio a idéia de abordar a arte rupestre nos campos gerais, local que já tem algum material de pesquisa realizado e publicado... visto que buscamos um rigor científico. 

JAGUARIAÍVA EM FOCO: O que motivou a desbravar os campos gerais e como chegaram até Jaguariaíva?

KARLA NASCIMENTO: No projeto inicial, colocamos Tibagi, Piraí do Sul e Ventania, mas nas pesquisas de pré-produção nos deparamos com os estudos realizados no Abrigo Jaguariaíva I.... pela proximidade resolvemos abordar, inclusive Ponta Grossa.

O Abrigo Jaguariaíva I, foi amplamente estudado, tem datações que comprovam que as pinturas foram feitas há pelo menos 7 mil anos, estudo publicado em revista científica internacional.

Há 3.500 anos, foram localizados vestígios de abóbora, que na época já era uma planta domesticada por esses povos originários.

JAGUARIAÍVA EM FOCO:Entre os principais pontos a destacar nos campos gerais baseado no seu trabalho o que mais te chamou a atenção na região?

KARLA NASCIMENTO: Com certeza a beleza cênica, principalmente ao redor da Escarpa Devoniana

JAGUARIAÍVA EM FOCO: E quais são as principais dificuldades que encontram na região?

KARLA NASCIMENTO: Infelizmente, não só nos Campos Gerais, mas na maior parte do Brasil, há uma falta de interesse local (público e privado) no patrimônio arqueológico. Há uma falta de capacidade gerencial de usar esses recursos na educação patrimonial, até mesmo como atrativo turístico. Claro, com as devidas medidas protetivas ao bem.

Então, tivemos dificuldade de chegar a alguns sítios. Como carregavamos uma carga grande de equipamento isso foi um impecilho.

Outra dificuldade é a comunicação com os proprietários das áreas, muitas vezes, pois na área rural o sinal de celular as vezes é ruim.

E acabamos dependendo do apoio dessas pessoas para autorizarem nossa entrada

Fomos bem recebidos em todos os sítios, mas existe uma tensão inicial até que dê tudo certo. 

JAGUARIAÍVA EM FOCO:Nos conte como tem sido e como podemos acompanhar a Série "O LUGAR ANTES DE MIM"?

KARLA NASCIMENTO: A série acompanha a dificuldade de produção audiovisual no Brasil, ainda estamos na dependência de editais públicos para conseguirmos viabilizar os episódios.

Nós temos facebook e instagram da série, além de um site.

No canal do youtube da nossa produtora, o público pode acessar o 1º episódio, bem como teaser´s, trailer´s e eventuais materiais que venham a ser publicados...

Créditos das Imagens: Almir Brito Jr

youtube: ampler

Facebook: @olugarantesdemim

Instagram: o.lugar.antes.de.mim

site: www.olugarantesdemim.tv.br

Karla ainda nos relatou que na Europa existem alguns festivais de cinema que abordam a temática da arqueologia, o 

documentário foi enviado para alguns festivais ao redor do mundo e para grata surpresa

ele foi selecionado para um festival francês. Ele pode ainda ser selecionado para algum outro festival.

Divulgaremos se isso acontecer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.